sexta-feira, 30 de abril de 2010

Qual a relação entre mídia, tecnologia e educação.


Mídias são todos os meios de comunicação de massa que utiliza como matéria prima a informação e comunicação . Nesta perspectiva, assume papel de formar valores , hábitos e atitudes ,das novas gerações . Tecnologias é a maneira desenvolvida pela ação intencional do homem para melhorar uma determina atividade.
Na educação, mídias são as diversas formas que o professor no processo de ensino de aprendizagem utiliza para potencializar, dinamizar o trabalho em sala de aula , como por exemplo os : Textos, vídeos, imagens , sons , dispositivos . E o mais importante, educar para e com as mídias requer do professor pensar crítico , que possibilite um planejamento cuidadoso, intencional , no intuito, de contribuir para o desenvolvimento autônomo, crítico, ativo e consciente do educando,frente as TICs.
A educação é vista como uma extensão de nossa vida em sociedade , o trabalho do professor dentro deste contexto propicia cada vez mais a integração da escola com a vida cotidiana do educando . Portanto, a relação entre mídia, tecnologia e educação , na educação possibilita uma formação completa dos educandos. Pois, permite através do conhecimento das novas tecnologias , inseri-se nas diversas formas de trabalho .Sendo assim, a democratização das TICs possibilita uma educação verdadeiramente cidadã ,já que , permite a inserção a melhores oportunidades,no mundo do trabalho.


Disponível: http://www.ici.ufba.br/twiki/bin/view/Sandbox/Aluno13 . Acesso em 30 de abril 2010.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Gattaca


O filme nos faz refletir sobre a ação do homem em uma sociedade em que o destino das pessoas é pré-determinado geneticamente. A importância que o conhecimento do código genético toma neste contexto, torna as pessoas inertes, já que, a análise da genética do sujeito determina que características terá , antes mesmo de nascer e que funções pode ou não exercer em sua vida profissional . Dessa forma, o homem fica o mercê da engenharia genético, robotizado , guiado por circunstâncias alheias a sua vontade e questionáveis tanto do ponto de vista moral, quanto ético.
Entretanto, a história de vida do personagem principal do filme, Vincent, nos faz refletir como nos deixamos conduzir por coisas que estão alheias a nossa condição humana, as tecnologias devem estar a serviço do homem como um instrumento para alcançar seus objetivos e tornar a vida humana melhor , mas nunca como algo pré-determinado e que ação intencional do homem sobre ela não a altere . Contudo, em nenhum momento ele aceitou a sua condição genética que o impedia de participar do programa espacial. Vincent é um jovem ambicioso, que almeja ir além do seu destino genético e decide assumir a personalidade de um Válido, classe superior, traça um plano audacioso para ultrapassar as barreiras impostas pela genética,que o impedia de realizar seu sonho .
No livro O que é Mídias Educação, nos remete a este ponto, como as novas tecnologias devem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem como uma ferramenta que potencialize a ação do professor ,mas nunca para substituí-lo porque é ele na ação-reflexão-ação que age sobre o planejamento e direciona o seu trabalho para atender as especificidades do grupo ,proporcionando assim, aprendizagens importantes para formação integral dos educandos . E o miais importante, educar para e coma as mídias no sentido, de contribuir para o desenvolvimento autônomo, crítico e consciente , dos educandos frente as TICs .

domingo, 18 de abril de 2010

A violência na escola .( Convívio escolar)

Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me000758.mp4 acesso 18 de abril 2010.


A violência na escola.(Convívio escolar )

O vídeo nos remete a uma temática muito discutida na educação contemporânea, as varias formas de violência no convívio escolar , praticada tanto por professores ,quanto pelos colegas em sala de aula . A escola é visto como um lugar de oportunidades, no entanto, se mostra pouco preparada para lidar com o contexto de seus alunos e desenvolver um trabalho direcionado que possibilite verdadeiramente que o alunos aprendam.
A relações que se estabelecem no ambiente escolar ocasiona segurança à criança que favorece e fortalece processo de ensino aprendizagem. No entanto, o vídeo evidencia as várias formas de violência que são geradas fora e no próprio ambiente escolar , favorecendo assim ,evasão e a exclusão de crianças que estão início de sua vida escolar ,o que as impede de construir uma relação harmoniosa com o conhecimento ,nas diversas esferas da vida social . E os autores dessa violência são os próprios colegas e professores. Educadores que não conseguem estabelecer meios de se trabalhar as diferenças que são inerentes ao ambiente escolar , e construir nele o respeito necessário a boa convivência e ao processo de ensino e aprendizagem .
O educando neste contexto se sente rejeitado, excluído, por expressões preconceituosas, ideias preestabelecidas sobre sua capacidade de aprender. O professor deixa de buscar por novas possibilidades que potencialize o aprendizado de seus alunos . Neste sentido, as idéias previamente formadas devem partir do princípio de que toda criança pode aprender, independente das questões sócias, econômicas e culturais que as envolvem .

sábado, 3 de abril de 2010

TV, doce ilusão , amarga realidade .

Tevê

Zeca Baleiro
Composição : Zeca Baleiro e Kléber Albuquerque .


Um filme na tevê
Um corpo no sofá
Um tempo pra moer
o vidro do olhar
E a vida a passar
A vida sempre a passar
Passar

Olhando a estrela azul
azul da cor do mar
Comédia comum
ou um drama vulgar
E a vida a passar
A vida sempre a passar
Passar

Comercial de xampu
Cerveja e celular
Modelos pra crer (Mentiras para crer)
e credicard
A consumir a consumir
A consumir o olhar
O olhar

Olhando a estrela azul
Um quadro a cintilar
Vendendo ilusões
a quem não pode pagar
E a vida a passar
A vida sempre a passar
Passar


Fonte: http//letras.terra.com.br/zeca-baleiro/1388273/acesso em 03 de abril de 2010.

A TV influencia o cidadão.
Vende de tudo, o que nem todos podem comprar.
Formando uma sociedade de consumo,
que não ver a vida passar.
TV,
Doce ilusão ,
Amarga realidade.