terça-feira, 18 de maio de 2010

Sociedade do Espetáculo


A TV é a personificação da “Sociedade do Espetáculo”, nela estão fragmentos da realidade que se transformam em verdades absolutas ,pela domínio que os meios de comunicação exercem sobre a sociedade contemporânea . Dessa forma, o poder das mídias impossibilita a formação crítica dos sujeitos , que tem como único meio de lazer a TV . A programação da TV forma um sujeito alienado que não enxerga a realidade na qual está inserido , desconectada dos problemas do mundo real. Portanto, impossibilitada transformá-lo e de exercer sua cidadania.
Neste contexto, a TV é vista como um produto de primeira necessidade . Sendo assim, as pessoas por conjunto de fatores internos e externos a ela se deixam conduzir pelo poder de sedução que as mídias exercem em grande parte da população ,que não consegue enxergar os propósitos real das mídias , que é a submissão dos sujeitos .
A TV e as mídias em geral cultua um tipo de mulher difícil de alcançar por nós mortais , nos vende a idéia que o importante é ser bonita (magra) e que todo o “resto” dá se um jeito . E isso cai como uma luva na cabeça de milhares de adolescentes e jovens em formação que são contaminadas por meias verdades, mas que se torna verdade absoluta na cabeça de meninas em plena formação, levando muitas jovens a doenças como ,anorexia e bulimia, por conta da excessiva preocupação com o corpo, de parecer aquelas lindas atrizes de comercial e novelas que vende felicidade como algo diretamente relacionada com seu tipo físico .
A ditadura da beleza imposta por estes veículos de comunicação que serve ao capital, é implacável com as mulheres tornado-as vitimas de plásticas que quando não as mata numa sala de cirurgia, por conta de cirurgiões despreparados e pouca estrutura , as deixam com seqüelas físicas e emocionais difíceis de serem tratadas . E o mais dramático, que são cirurgias muitas vezes totalmente desnecessárias. No entanto, a excessiva exposição do corpo da mulher, a coloca com ser objeto, numa sociedade que tem longo caminho na implementação de políticas públicas de valorização da mulher,nos diversos espaços da sociedade . Mas o que vemos nas propagandas, novelas, são a supervalorização da mulher bonita, magra , você não é valorizada pelo que é como pessoa e profissionalmente , mas pelo que pode parecer aos olhos hipócrita de uma sociedade superficial e com seus valores em declínio .












Disponível: http://www.netscool.com/elrio/daniela/danielaessay.htm : Acesso em 18 de maio de 2010.
Disponível em : http://corpolatria.blogspot.com/2009/03/questao-sociedade-do-espetaculo.html: Acesso em 18 de maio de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário