domingo, 18 de abril de 2010

A violência na escola .( Convívio escolar)

Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me000758.mp4 acesso 18 de abril 2010.


A violência na escola.(Convívio escolar )

O vídeo nos remete a uma temática muito discutida na educação contemporânea, as varias formas de violência no convívio escolar , praticada tanto por professores ,quanto pelos colegas em sala de aula . A escola é visto como um lugar de oportunidades, no entanto, se mostra pouco preparada para lidar com o contexto de seus alunos e desenvolver um trabalho direcionado que possibilite verdadeiramente que o alunos aprendam.
A relações que se estabelecem no ambiente escolar ocasiona segurança à criança que favorece e fortalece processo de ensino aprendizagem. No entanto, o vídeo evidencia as várias formas de violência que são geradas fora e no próprio ambiente escolar , favorecendo assim ,evasão e a exclusão de crianças que estão início de sua vida escolar ,o que as impede de construir uma relação harmoniosa com o conhecimento ,nas diversas esferas da vida social . E os autores dessa violência são os próprios colegas e professores. Educadores que não conseguem estabelecer meios de se trabalhar as diferenças que são inerentes ao ambiente escolar , e construir nele o respeito necessário a boa convivência e ao processo de ensino e aprendizagem .
O educando neste contexto se sente rejeitado, excluído, por expressões preconceituosas, ideias preestabelecidas sobre sua capacidade de aprender. O professor deixa de buscar por novas possibilidades que potencialize o aprendizado de seus alunos . Neste sentido, as idéias previamente formadas devem partir do princípio de que toda criança pode aprender, independente das questões sócias, econômicas e culturais que as envolvem .

Nenhum comentário:

Postar um comentário