quinta-feira, 29 de abril de 2010

Gattaca


O filme nos faz refletir sobre a ação do homem em uma sociedade em que o destino das pessoas é pré-determinado geneticamente. A importância que o conhecimento do código genético toma neste contexto, torna as pessoas inertes, já que, a análise da genética do sujeito determina que características terá , antes mesmo de nascer e que funções pode ou não exercer em sua vida profissional . Dessa forma, o homem fica o mercê da engenharia genético, robotizado , guiado por circunstâncias alheias a sua vontade e questionáveis tanto do ponto de vista moral, quanto ético.
Entretanto, a história de vida do personagem principal do filme, Vincent, nos faz refletir como nos deixamos conduzir por coisas que estão alheias a nossa condição humana, as tecnologias devem estar a serviço do homem como um instrumento para alcançar seus objetivos e tornar a vida humana melhor , mas nunca como algo pré-determinado e que ação intencional do homem sobre ela não a altere . Contudo, em nenhum momento ele aceitou a sua condição genética que o impedia de participar do programa espacial. Vincent é um jovem ambicioso, que almeja ir além do seu destino genético e decide assumir a personalidade de um Válido, classe superior, traça um plano audacioso para ultrapassar as barreiras impostas pela genética,que o impedia de realizar seu sonho .
No livro O que é Mídias Educação, nos remete a este ponto, como as novas tecnologias devem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem como uma ferramenta que potencialize a ação do professor ,mas nunca para substituí-lo porque é ele na ação-reflexão-ação que age sobre o planejamento e direciona o seu trabalho para atender as especificidades do grupo ,proporcionando assim, aprendizagens importantes para formação integral dos educandos . E o miais importante, educar para e coma as mídias no sentido, de contribuir para o desenvolvimento autônomo, crítico e consciente , dos educandos frente as TICs .

Um comentário:

  1. Marlene,
    Significativa análise do filme, assim como a articulação com o livro da Belloni. Sobre o vídeo, gostei muito da sua apresentação. Abs. Lêda

    ResponderExcluir